• Publicado em 28/08/2011

    A "criatividade" de Veja

    Final da década de setenta.  O professor de jornalismo de uma conhecida faculdade carioca ensina que o bom jornalista  deve usar de toda criatividade para obter uma informação privilegiada sobre algo ou alguém que esteja sob seu foco investigativo.

    Até ai, tudo bem.  Afinal, criatividade é qualidade que tem espaço em qualquer atividade profissional.   No caso específico do jornalismo,  é de indagar-se até onde  a "criatividade" do repórter  não ultrapassa os limites do direito à privacidade de uma pessoa, seja ela quem for. 

    No caso do professor carioca, ele deu como exemplo de criatividade uma antiga reportagem da revista Veja,  na qual o repórter colheu informações do investigado, a partir do que encontrou em seu saco de lixo.  

    Maravilhados com a “esperteza” do repórter – que “molhou a mão” do funcionário do condomínio para apoderar-se do mencionado lixo - os jovens universitários aprenderam naquela aula que vale tudo para se obter uma informação sobre a pessoa que está sendo investigada.  Afinal, em um saco de lixo era possível descobrir-se os hábitos de alguém, desde a preferência por comidas e bebidas, até, eventualmente, extratos bancários e de lojas comerciais que expõem a situação financeira do  cidadão, o que ele compra, onde compra e quanto gasta. Sem falar de eventais revelações sobre as preferências politico-ideológicas  e  sentimentais da pessoa.

    Claro, isso foi na década de 70. Nos dias de hoje, depois do advento da internet, com os papéis substituídos por informações digitalizadas que ficam guardadas na memória da máquina, o lixo já não tem a mesma importância estratégica de antigamente.

    Agosto de 2011.  Quase quarenta anos depois da aula do professor universitário,   Veja segue a mesma política de incentivar a “criatividade” de seus repórteres.

    Um deles, investigando as atividades de José Dirceu para a reportagem desta semana,  registrou-se em uma suite do Hotel Nahoun, exatamente ao lado daquela em que se hospeda regularmente o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, para fiscalizar seus passos e descobrir quem são os politicos que o visitam quando ele está em Brasília.

    Acontece que o repórter extrapolou em sua “criatividade”.  Tentou enganar a camareira, pedindo que ela abrisse a porta da suite de Dirceu, alegando que nela estava hospedado e tinha perdido a chave.  Se deu mal.  A camareira desconfiou e informou a direção do hotel sobre uma possível tentativa de invasão.

    Vendo que a situação podia se complicar para ele, o repórter fugiu sem fazer fazer o check out e sem pagar a diária. O hotel lavrou a ocorrência em um boletim no 5° DP de Brasília.  

    É possível que alguns leitores da coluna concordem com os métodos empregados pela revista e fiquem  tão maravilhados como ficaram os alunos daquela aula sobre jornalismo investigativo, sobretudo por tratar-se de quem é a pessoa investigada.

    Sabendo-se do passado de Veja, entretanto, e das causas que abraça, não chega a surpreender esse tipo de jornalismo praticado pela revista. São muitos os entrevistados de Veja que se queixam de que suas declarações foram deturpadas, pelo mesmo método usado na televisão:  a edição.  Nesse caso, do texto. É só pinçar uma frase e juntá-la a outra, dita em contexto diferente,  e você terá uma informação deformada, mentirosa. Por isso, quando se trata de Veja, os entrevistados mais experientes exigem que tudo que foi dito seja gravado.

    Sei da história de uma poetisa, entrevistada por Veja dias antes do lançamento de seu livro.  Além de mutilada a entrevista, para fazer a crítica do livro, a revista selecionou versos isolados de poemas que soam desimportantes e até ingênuos quando não lidos no contexto da poesia.

    Veja não mudou desde aquela aula naquela longínqua década de setenta, mas mudaram os leitores. Quase quarenta anos depois, o número de pessoas que se deixam enganar por Veja é muito menor. Afinal, o povo não é bobo...

    Compartilhe | |  Envie a um amigo |   Mais... |
    • 43 Comentários recebidos

      • Em 28/08/2011, Dirval Silva A.da Cruz escreveu:

        Não entendo a demora do governo ou de parlamentares da base governista em apresentarem um projeto de lei sobre a midia, como o adotado na Argentina. Até quando esse banditismo midiático vigorará no Brasil?

      • Em 28/08/2011, Eduardo Eugenio escreveu:

        Parabens pela abordagem acima. Foi o tempo em que nós brasileiros assinavamos a revista Veja com algo muito importante. Entendo que cabe ao reporter, informar, encontrar como disse, o furo de reportagem mas, usando de procedimentos mais éticos e relatando com a devida fidedignidade.

      • Em 28/08/2011, J. Magalhães escreveu:

        Perfeito, Eliakim. Veja não merece mais que o desprezo do povo brasileiro. Mas voce esqueceu de falar dos colunistas, gente tão desprezível quando a "famiglia" de mafiosos dos Civita.

      • Em 28/08/2011, Weber Figueiredo escreveu:

        Artigo sem a criatividade medonha, apenas com a verdade criada, bem escrita, reflexiva. Parabéns, Eliakin.

      • Em 28/08/2011, Afonso Pires Faria escreveu:

        Assim como no caso das algemas, alguns preferem prender as pulgas e deixar o cachorro passar. Dar mais importância para a forma com que foi descoberto o crime, para acobertar o crime em si, sim, deveria ser considerado um jornalismo um tanto quando suspeito. Afonso Pires Faria

      • Em 28/08/2011, Denise escreveu:

        A Veja tem suas falhas, mas o débito que temos com ela é impagável.

      • Em 28/08/2011, Aparecido Silva escreveu:

        Ahhh!! Eliakin, até voltei o texto, ao topo do cabeçalho, pra ver ter certeza que foi você mesmo que escreveu esse artigo. Meu caro, isso se chama jornalismo investigativo. Esqueceu como se faz? Jornalista não é aquele que fica só repetindo postagens de outros, seja ela oral ou escrita, tem que pesquisar investigar, fuçar. Até no lixo se preciso. Não sou jornalista, mas em minha função, quando desconfio de algo vou fundo no caso e se precisar enfiar as mãos em estrume para descobrir onde está à verdade, eu faço. No caso do Dirceu... só foi devolvido o troco. Recebeu na mesma moeda o que vem fazendo há anos com seus adversários, nem precisa ser da oposição, até do próprio partido. Quanto a Veja, não inventou nada, isso é feito há décadas por todos os veículos da grande imprensa.

      • Em 28/08/2011, Segio escreveu:

        Parabéns Eliakim. Faltou apenas mencionar que este tipo de "jornalismo" estende-se à todas as publicações da Editora Abril. Quem é do ramo sabe das negociatas da Revista Exame e seus anunciantes.

      • Em 28/08/2011, Fernando escreveu:

        O mais incrível é que ainda tem gente que aprecia, aplaude e justifica esse crime, só pode ter a mesma mente criminosa dos autores da reportagem.

      • Em 28/08/2011, borba escreveu:

        aqui nao interessa a verdade e sim satisfazer o eixo do mal. Senhor dai paciencia. Sera que da pra verificar se o que foi publicado faz sentido ou vamos criticar somente por criticar. Sera que nao perceberam ainda que o bem maior é o Brasil e nao as picuinhas entre partidos. O que vale é bandido preso e os honestos livres para trabalhar com decencia e honestidade. Vamos parar com esta mediocridade e pensar se algo no texto tem verdade...

      • Em 28/08/2011, ricardo carvalho escreveu:

        E assim chegamos ao Brasil de hoje. Agir como bandido para pegar bandido é justificável, afinal, os fins justificam os meios. Somos um povo que não fica indignado ao saber que suas doações para os habitantes da serra do Rio de Janeiro ou foram roubadas ou estragaram ou perderam a validade sem chegar ao seu destino, ao povo que perdeu tudo. Somos um povo que reclama da propina do politico, mas que quando é flagrado em uma infração de transito, não titubeia em dar um "qualquer" para o guarda e que não acha isso desonesto. Somos um povo que vota em políticos não pelo seu currículo mas pela qualidade de sua propaganda de TV. Somos um povo incapaz de acompanhar as votações de seu candidato eleito, de checar o que ele faz através do seu voto. E assim chegamos ao Brasil de hoje.

      • Em 29/08/2011, Hilario Brandão escreveu:

        Prezado Eliakim; Noves fora o roubo de ontem com um pênalti claro não marcado só tenho concordado com você, nos últimos tempos, a respeito do time do Vasco. Não entrando no mérito do artigo apenas pergunto se o momento é oportuno para esse tipo de crítica. Sabemos como a mídia trabalha aqui e em qualquer lugar do mundo. Escutas, lixo revirado compra de favores e outros menos votados. A Veja não é diferente de ninguém. O que me espantou foi o texto ser escrito nessa hora em que os casos de corrupção do governo Lula vêm à tona. É Veja, Folha, Estadão, Época e etc. O seu texto, se não lhe conhecesse de outros tempos, veio pára confundir e não para explicar. Parece texto da Executiva Nacional do PT com apoio do velho e conhecido PMDB. O Sarney, Barbalho, Costa Neto e outros devem estar radiantes com o artigo. Eu, figura triste e sem jaça, fiquei mais uma vez decepcionado. Você tem o direito de escrever o que quiser mas tem a obrigação de verificar se seus escritos não podem ser manipulados pelo lado ?negro? da força. Caro amigo, dê um tempo e reconsidere seu artigo. Republique o daqui a uns 120 dias que tudo ficará certinho. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Um abraço triste por causa do ?time? do artigo e por causa do Ricardo Gomes

      • Em 29/08/2011, Fidel Dias escreveu:

        Se houve abuso ou erro do jornalista, deve ser apurado! Mas, que é necessário ao menos dificultar as ações de bandidos como o José Dirceu e um bando de outros políticos que lhe compartilhe os ideais, apoiados também por grande número de jornalista que se dizem "esquerdistas", já ultrapassados, isso é necessário... Sinceramete Eliakim, não acredito que você apoia ações corruptas e desestabilizadoras institucionais praticadas por grande número de indivíduos petistas e sindicalistas encravados no governo federal e em outras instituições mistas. O governo do PT Nunca teve um Projeto de Governo, mas um Projeto de Poder....

      • Em 29/08/2011, Dina Suçuarana escreveu:

        O caro jornalista tem razão nos casos expostos, porém ainda temos que agradecer à Veja por tudo que traz à luz, todos os desmandos e irregularidades, já que os órgãos fiscalizadores não cumprem seu papel e o povo é inerte. Pena que os resultados sejam tão inexpressivos. Sugeriria aprofundar-se em outras publicações do gênero. Creio que boa parcela é responsável, pois sabemos que podem pagar caro por eventuais calúnias. Muito obrigada

      • Em 29/08/2011, WAGNER LOPES DA SILVA escreveu:

        Prezado Eliakim. É claro que falhas todo mundo comete, pois ninguém tem controle do que acontece na ponta de uma organização, sem contudo, ser responsável por estes atos. Querer transformar isto, como sendo a filosofia de uma organização como a Abril, aí sim comete-se uma afronta à inteligência humana e a perspicácia dos seus leitores. Com todos os defeitos, o Brasil sem sombra de dúvida é grande devedor da Veja. É só fazer um retrospecto que será comprovado que todas as grandes reportagens sobre escândalos políticos e de gatunagem com o nosso rico dinheirinho foram todas confirmadas. E aí eu endosso o famoso adágio: Os fins justificam os meios. E nestes casos relatados, eles os justificam e muito. Caso todos os culpados tivessem sido punidos, com certeza nossa vida e as finanças do país estariam em melhor situação e também acabaria este grave e estimulante sentimento de impunidade que reina neste país. Grande abraço. Wagner Lopes da Silva OAB-RJ 44.245 - CPF. 070.569.587/53

      • Em 29/08/2011, Fernando Doutel escreveu:

        ...sem mencionar que o passatempo favorito da Veja é descer o pau no governo e no PT, em particular. Por exemplo, na época das eleições presidenciais, quando do evento dos "santinhos" do PSDB, toda a mídia impressa publicou, mas Veja não fez referencia alguma ao assunto, atendo-se a pinçar algum assunto de menor importânci ligado ao PT e à então candidata Dilma,

      • Em 29/08/2011, jorge escreveu:

        E o reporter da Veja saiu do hotel sem fazer check-out, como um bandidinho? E depois a revista publicou matéria sobre um bandidinho? Sei...

      • Em 29/08/2011, Normelio Alves escreveu:

        Concordo com tudo que o Hilario Brandão escreveu. Essa tática de atacar o emissor ou a testemunha é velha conhecida do PT. Eles utilizam regularmente para tirar o foco do acusado/suspeito. Tbm não concordo com a invasão, mas não dá para dizer q tudo e todos agem desta forma para descobrir as falcatruas da camarilha e do José Dirceu.

      • Em 29/08/2011, caio cezar arteche saldanha escreveu:

        O principal no assunto em foco, é o fato de que um Chefe de Quadrilha, conforme o Procurador Geral, continue a ter ascendencia sobre setores do Governo,influindo em suas decisões.O lugar deste Chefe de Quadrilha é na cadeia ao invés de fazer trafico de influencia.Seu interesse foi apenas atacar Veja. Os jornalistas não podem vestir a camiseta de partidos ou governos, como fez nesyte artigo. As informações do artigo foram tirados do Blog do Chefe da Quadrilha.Certamente são informaçoes idoneas, pois José Dirceu é um cidadão honesto que nunca participou de negócios excusos, seus casos suspeitos são invenções da imprensa.

      • Em 29/08/2011, William escreveu:

        Veja está usando de meios questionáveis para prestar um importante serviço ao país. Já o Direto da Redação não faz nada de errado, mas com este artigo presta um desserviço ao país.

      • Em 29/08/2011, Luiz Antonio escreveu:

        Eliakim, se você sabe como acabar com um ninho de ratos sem entrar no esgoto e sem sujar as mãos por favor nos diga como. Se não sabe, por favor fique quieto.

      • Em 29/08/2011, Eliakim Araujo escreveu:

        Como eu previa, e ressaltei no texto, alguns leitores transformaram uma questão técnica do jornalismo em disputa política. A paixão tomou o lugar da razão na análise do artigo. Por se tratar de José Dirceu, envolvido no escândalo que o derrubou do cargo de Chefe da Casa Civil, alguns abraçaram a tese de Maquiavel, segundo a qual ?os fins justificam os meios?. Não procuraram ver a questão sob o prisma da ética jornalística, por ser o investigado quem é. De todo modo, acho que o artigo conseguiu seu objetivo, o de provocar o debate sobre o papel da mídia em nosso país. A mídia que defende seus interesses com unhas e dentes, mesmo que tenha que fazer o papel de partido politico.

      • Em 29/08/2011, José Emílio Gomes escreveu:

        Estou com os comentários do Ricardo Carvalho, até porque "achismos" parecem ter sido os fundamentos da maioria dos comentaristas, inclusive de possíveis advogados. Afinal, "invadir" o direito à privacidade de uma pessoa é considerado crime? Se for, como é possível se louvar tal atitude mesmo que o objetivo seja provar um suposto outro crime? Só pode estar havendo opiniões partidárias e fora da Lei. Não sou partidário do PT e nem do José Dirceu, mas que a "justiça" seja feita com base na Lei!

      • Em 29/08/2011, Rogério Guimarães Oliveira escreveu:

        Sim, Eliakim, alguns leitores que patrulham o DR descontextualizaram o seu artigo, da mesma forma como certos pseudo-jornalistas de Veja descontextualizam entrevistas para publicarem o que não foi dito pelo entrevistado. Porém, outros tantos leitores compreenderam o tema e perceberam o maniqueísmo de certos comentários. Aposto uma coia: se você tivesse colocado o nome de um empresário desconhecido no lugar de José Dirceu, certos comentaristas teriam permanecido indiferentes e em silêncio frente ao seu artigo, que deveria ser lido e analisado nas salas de aula das faculdades de jornalismo do país. Chega desta imprensa marron tradicional "sabe-tudo" que infesta o Brasil. A Internet está acabando com ela, felizmente.

      • Em 29/08/2011, Rita de Cassia Aguiar escreveu:

        Concordo completamente com Rogério Guimarães Oliveira. E concordo com Eliakim, quando diz sobre as discussões partidárias. Já venho falando isso: enquanto discutimos, esquecemo-nos de que somos um só país. Eu acho isso muito estranho! Parece que certas pessoas querem ver o Brasil afundar e afundar, só pra dizerem que estavam certas sobre suas opiniões partidárias...

      • Em 29/08/2011, Ana Virgilio escreveu:

        Como sempre um brilhante retrato do que se transformou a mídia nacional, em especial aquelas ligadas a interesses espúrios, que vão na contramão da vontade do povo. Permita-me usar o espaço para discordar de um amigo que fala em "jornalismo investigativo". Ou mudou o critério da ética ou mudei eu... O que a revista VEJA fez não foi investigação, foi golpe rasteiro, eivado de mentiras e isso é imperdoável num bom jornalista, que da verdade não deve nunca se afastar, sob pena de cair no descrédito. Esse rapaz que se prestou a esse papel vergonhoso de tentar invadir o quarto do Zè Dirceu (de quem discordo em muitos pontos), se for chutado da VEJA, já terá contra ele esse péssimo exemplo de "a notícia a qualquer preço". Eliakim e Leila, será que vcs sabem pq ainda têm o gabarito e a credidibildade de todos nós? Parabéns por honrarem seus diplomas e seus leitores.

      • Em 29/08/2011, Nonato Marins escreveu:

        Sr. Eliakim Araújo, cada qual pensa e "escreve" o que bem entender. É um justo direito seu também. Mas daí, sair "atirando" para tudo quanto é lado e, convenhamos, com um profundo desprezo pela intenligência de quem lê (no meu caso lia), sua coluna ou seu blog ... Como se você não tivesse vivido todas as mentiras das quais participou, como jornalista de vários meios de comunicação (globo, sbt, manchete, etc.). Sim !!! Acatou, apoiou e divulgou. Ou você foi e ainda é a "alma justa e bondosa" da mídia brasileira? Não existem "santinhos" nessa área. Vocês (rede globo, veja, época, isto é, senhor e vários outros tipos de mídia) manipulam descaradamente os fatos, não apuram devidamente, distorcem a verdade e fica por isso mesmo. Pobre e inculto povo brasileiro que não é capaz de "filtrar" as "aberrações" que são publicadas e divulgadas na tv. Somos um povo carente de educação, muita educação. Infeliz e tendencioso o seu artigo. Capriche mais nos próximos, ok?

      • Em 29/08/2011, JOSE MARCIO TAVARES escreveu:

        Seria bom se o sabujo do Augusto Nunes lesse este texto.

      • Em 30/08/2011, ricardo carvalho escreveu:

        A Veja é o PSDB em papel couché.

      • Em 30/08/2011, Edisilva64 escreveu:

        Tem gente que diz que o Brasil deve ao papel "relevante" que a revista bandida presta! Tem gente que ainda inclui os irmãos dela (foia, estadinho, "grobo"). Intelectual formado pela imprensa, que lê a veja em consultório de dentista e se acha o máximo por isso só pode fazer este tipo de comentário. Hoje, com a internet, vocês não precisam ficar presos ao que esta imprensa hipócrita brasileira, aprendizes de murdoch, escreve. Existe vida além deles e vida inteligente. Procurem. Parabéns pelo texto, Eliakim!

      • Em 30/08/2011, Paulo escreveu:

        A Revista Veja é a representante, assim como a Editora Abril, dos partidos políticos de direita(PSDB/DEM),e, os "nacionalistas" remanescentes da Ditadura Militar, que estagnou com o país durante mais de 20 anos. Essa mídia corrupta nunca divulgou as mazelas e a corrupção do governo FHC em seus 8 anos, tudo era varrido para debaixo do tapete. Hoje existe um governo que não amordaça a Policia Federal como era feito no catastrófico governo de FHC e sua corja. Em todos os governos existiram e existirão os aproveitadores e hoje,esses estão sendo colocados para fora, nesta administração. Na era FHC os corruptos eram premiados com milhões nos paraísos fiscais. Parabéns Eliakim!!

      • Em 30/08/2011, Walter escreveu:

        A VEJA É A REVISTA DO TEA PARTY NACIONAL. UM BANDO DE RAIVOSOS PRECONCEITUOSOS QUE TEM MUITA RAIVA NO CORAÇÃO E ESTÃO HÁ NOVE ANOS TROCENDO CONTRA O PAÍS. SÃO OS BOLSONARIANOS DA NAÇÃO.

      • Em 30/08/2011, Carlos escreveu:

        Pelo amor de Deus... como é que eu vim parar aqui? Com todo o respeito Eliakim, e sobre as visitas de autoridades ao apartamento, você não dizer nada? Você acha que é correto? E o pagamento das diárias por um escritório de advocacia, você acha certo? O grande"consultor" não deveria ter um escritório, dele ou com aluguel pago por ele, pelo menos, para receber "visitas"? Precisa ser no hotel e escondendo o nome no registro? Sobre o assunto fundamental da reportagem, você não vai dizer nada? Convenhamos...

      • Em 30/08/2011, Fernando Bernardo escreveu:

        Me lembro bem do caso do lixo. O investigado era Delfim Netto, o mesmíssimo para quem o PT pediu batatinha, no início do governo Lula. Outros ministros da Ditadura, como o Andreazza, também tiveram seus lixos vasculhados. Me lembro também que o Governo naquela época, cassou o registro de jornalista dos 2 empregados da Veja. Não sei que fim levou aquilo. Em 2010, vasculharam os sigilos financeiros dos familiares do Serra, tudo a serviço do PT. Também não sei que fim levou aquilo. Só sei que sigilo de quem manda no Brasil, ou de qualquer pessoa realmente importante nesse país, É E SEMPRE FOI PIADA !.

      • Em 31/08/2011, Lúcia escreveu:

        Eliakim, Parabéns pelo texto, parabéns pelo jornal. Jornal realmente democrático, que publica opiniões de mentes conservadoras (desconfio até que algumas opiniões raivosas são dos tais jornalistazinhos) e progressistas. E a diferença está exatamente aí, tente vc de mente progressista, de visão crítica, ou de esquerda, encaminhar uma opinião diferente da Veja, Folha,etc, e espere sentado POIS sua opinião NÃO será publicada. VAMOS PARAR DE COMPRAR JORNALECOS E REVISTINHAS DE JORNALISTAZINHOS ANTI-DEMOCRÁTICOS E VAMOS PRESTIGIAR O INTELIGENTE JORNAL DO ELIAKIM!Vamos divulgar para nossos alunos, para a juventude, para o país, que navega na internet, que há vida pensante e pulsante, FORA dos MONOPÓLIOS ANTI-DEMOCRÁTICOS DA IMPRENSA

      • Em 31/08/2011, ricardo carvalho escreveu:

        Já faço isso a muito tempo Lúcia. Envio o DR para muita gente. Em tempo também cancelei a minha assinatura da Veja. A veja hoje é uma mistura de ilusão, ficção e conchavos. políticos. Como escrevi num post anterior, a Veja é o PSDB em papel couché.

      • Em 31/08/2011, Rosa Calixto escreveu:

        Bons tempos os de Watergate não? e como se fazia este jornalismo investigativo? emcasa, diante da lareira? meu caro Eliakin, como a noticia nos chegou é o que menos importa. O noticiado é o que interessa para todo este povo brasileiro. O que faziam aqueles senhores, ministros e congressistas num hotel acompanhados do réu, Jose Dirceu? Sem usar dos mesmos métodos, com a sua brilhante inteligencia nos diga: o que faziam lá aqueles senhores, que não poderiam fazer em seus gabinetes da república? Sinceramente estou decepcionada, não por uma questão partidária, mas apenas como uma brasileira que não aguenta mais a corrupção desastrosa que tomou conta deste país. Saudações.

      • Em 01/09/2011, Glorinha de Nantes escreveu:

        Creio que bocas e cérebros de aluguel devem observar, de vários pontos de vista realistas, as democracias autênticas, mundo afora. E acontecimentos recentes das ainda imaturas democracias, no Brasil e nas Américas, infestadas de resistentes, enrustidos ou explícitos autoritarismos. . Na prática, o brilho do ideal romântico das teorias e teorizações é arrefecido e invalidado. Os voluntarismos excedem. O cinismo emerge. E, ironia maior, cerceiam-se as liberdades, a começar pela liberdade de expressão, em defesa do direito das ?minorias oprimidas?. . Como assim?! Cheiro ruim é pouco para as dimensões da podridão que verte dos corredores daquele hotel brasiliense! Inunda a República de fétido e impregnante odor dos cadáveres de homens públicos que, outrora, atravessavam as trilhas subterrâneas do Poder. Até um limiar jamais ultrapassado! . Quem não o fizer, será instado a fazë-lo, em breve! Enfim, estamos chegando lá! Basta de lenga-lenga! O período de tempo, longo demais, esgotou-se! Contudo estamos com nossa paciência exaurida! Basta! Basta! E pronto!

      • Em 02/09/2011, Carlos Roberto Resende Valle escreveu:

        O melhor destes comentários, o do Eliakim e de todos os que se seguiram, foi a de que cada um tem uma opinião , baseada em sua experiencia de vida e leituras de publicações variadas . Isto é que é importante! Cada um chega a uma( e sua) conclusão! Leio e assino "VEJA", desde sua criação em 1968, após anos de leitura, entre outras publicações, da "VISÃO" . Muito devemos à elas , para formação de nossa opinião sôbre o mundo e em particular sobre o Brasil. Apesar de não ser jornalista , apenas leitor e/ou telespectador, não concordo com tudo o que se publica,ou se exibe, pela imprensa, porem chego às minhas próprias opiniões, certas , ou erradas, mas MINHAS. ]E a partir daí, pauto minha vida e , principalmente meu voto, reconhecendo ter errado muitas vezes. Afinal votei no JANIO e no COLLOR, ninguem è perfeito, afinal. Tambem não posso aceitar a indiferença da "VEJA", em relação ao bom governo e carater do PRESIDENTE ITAMAR,quando morreu.

      • Em 02/09/2011, Rosa Calixto escreveu:

        Caro Eliakin O que significa este pinochio? Voce tambem faz parte da legião que gostaria de fechar a Veja? calar as vozes? impôr regras à insubmissão? Estás a fim de uma ditadura rápida? A dos militares não bastou ? Queremos mais? Vem aí o PT com suas regras de gargalo da mídia, que o Mair, o ingênuo Mair advoga. Mas voce não é ingênuo. Pensa realmente nisso? quer isso? Não gostava da outra ditadura mas quer essa? E qual a diferença entre ditaduras, Eliakin, a não ser a dos seus chefes? Tem certeza de que era isso que voce queria dizer? Eu sigo a sua carreira a vida inteira. A de Leila tambem. Sinto saudades. Um pouco saudade de mim. Da minha juventude. Mas hoje, aqui, antiga, arcaica, sinto que já não penso como voces, com quem sempre afinei meu pensamento. Basta de corrupçãp é o que digo. Basta de ingênuos como o Mair. Estamos muito velhos, para não reconhecermos o fake desse partido corrupto. Saudações.

      • Em 02/09/2011, Dario Alonso escreveu:

        Eliakin, por favor, não se incomode com as ofensas, nem responda a essa senhora que atende pelo nome de Rosa Calixto. Que deve ser pseudonimo, atrás do qual se esconde para dizer tantos absurdos. Ela não diz, despeja aquilo que o gato enterra. Não passa de uma provocadora de quinta categoria, que nao tem argumwentos, só sabe fazer perguntas provocativas. Uma triste Rosa, a flor nao merecia essa má sorte.

      • Em 03/09/2011, Ana B França escreveu:

        O brasileiro comum está ficando saturado de ver tantos escandalos na política. Imaginem no caso do desvio da verba da tragédia da região Serrana, se não fosse pela mídia, jamais ficaríamos sabendo desta barbaridade. No momento atual, só tenho que aplaudir a midia e a Veja por colocar em evidencia tanta roubalheira. Nos tempos em que a midia digital e as redes socias estão revolucionado a informação, será dificil manter segredos. Os tempos mudaram, e me decepciono muito ao ler que alguns leitores e eleitores do PT/PMDB insistem em justificar os erros do governo atual mencionando os erros do governo passado, que foram muitos, claro. A corrupçao é inimiga da democracia, do desenvolvimento, seja ela de que partido for. O PT que sempre pregou a bandeira da ética e da transparencia se mostra tão ou mais corrupto que o PSDB e ainda mais manipulador das massas. Navegou na onda próspera do Plano Real, colheu seus frutos e pela má gestão pode estragar toda colheita plantada.

      • Em 01/11/2011, jose antonio escreveu:

        É muita criatividade mesmo, na década de oitenta dei uma entrevista para um jornal carioca, sobre a mazela da dengue, que assolava a cidade. Qual não foi a surpresa, no outro dia a noticia com minha entrevista dizia exatamente o contrário do que falei,quase apanhei de minha categoria, tentei em vão conseguir o contraditório, deste episódio em diante só dava entrevista pra qualquer veículo gravando e ficando com minha fita. Do que eu falava na época, até hoje pode ser comprovado, a dengue continua ai, mas foi ate hoje a maior mina de ouro dos governos todos, verifiquem os números de gastos feitos ate hoje. A dengue nunca vai acabar pois ela ainda hoje é uma mina de ouro. E a imprensa ainda hoje também ganha dinheiro com ela. E segue malipulando o que dissermos, principalmente se nossa fala for em favor dos menos favorecidos, dos sem esclarecimento, se for em favor da verdade pura e simples. Parabéns.

    • Deixe seu comentário

      Digite seu nome

      E-mail para contato

      Escreva seu comentário  Máx. 1000 caracteres

      Enviar agora

      Comente com responsabilidade

      Respeitamos sua opinião e teremos o maior prazer em publicá-la neste espaço.

      Lembre-se:

      Mensagens de cunho ofensivo ou politicamente incorretas não serão publicadas.