• Publicado em 11/08/2010

    O estilo Bonner e Dilma


    A maioria dos brasileiros observou o comportamento agressivo de William Bonner contra a candidata Dilma Roussef no Jornal Nacional. Aquela entrevista mereceria mais o nome de cilada, ou armadilha, se surpresa houvesse no caráter do apresentador. Mas não, se o homem é naquilo que ele faz, o âncora deus-nos-acuda há muito é um ser revelado.

    Um breve perfil de William Bonner não deixaria de notar, em primeiro lugar, que ele é um jornalista medíocre. Surpresa? Não, ainda não. Em um meio em que a primeira condição de sucesso é não ter muitas ideias, e, de preferência, nenhuma, Bonner seria medíocre por estar na média. (Na mídia, ele diria.) Depois, de passagem, na sua média mediocridade seria notado e anotado que ele possui uma fidelidade, não a do gênero canino, porque os cães, até mesmo eles, sofrem lapsos de confiança quando atacados pelo vírus da raiva. Bonner é um jornalista de fidelidade maquinal, de obediência automática ao comando do nome Marinho. Surpresa? Não, ainda não. Os astros da Globo mantêm isso com o u m distintivo, um crachá que atravessa o peito e atinge a própria alma, como um sinete de qualidade.

    Então, se tudo nele é médio, por que o seu alto cargo, de editor do Jornal Nacional? Antes que responda, “bem, alguém tinha que ocupar”, poderia responder que ele obedece à lei geral de, para aparecer na tela, o jornalista deve possuir um ar de bom moço, que mantenha aparências de dignidade mesmo quando chancele as maiores canalhices. O rosto simpático e nome de galã de filme B longe estão de um específico, de um caráter, digamos. Ainda que este parágrafo venha a lhe dar um aumento de salário e promoção na empresa Globo, devo dizer: o específico de William Bonner vem da rara condição de que ele é cria, criado e criatura da ilha de edição do Jornal Nacional. Um algo que somente pode viver e sobreviver naquela redoma, um ser que dorme com a sua apresentadora e acorda com a vinheta, a logomarca e a voz de anúncio, “Jornal Nacional !” William Bonner ali não trabalha, ele é, somente é, somente pode ser ali.

    Bonner e o Jornal Nacional são uma só e uma mesma coisa. (Nova promoção para o rapaz.) Isso explica por que ele, WB, e JN sejam capazes de coisas inomináveis, sem engulhos, sem trauma ou vinco no rosto. Quem assiste ao Jornal Nacional percebe que o mundo ali vem desmontado entre caras e bocas, em dramatização de telenovelas. Chega-se ao limite do uso de trilhas sonoras, como todos devem lembrar das imagens editadas dos desastres e tragédias de aviões. Planos, tomadas, cortes, luzes, a revolta dos passageiros, a indignação dos parentes…

    Lembram? Em cada edição, eram mostrados capítulos de telenovela, como breves documentários, como autênticos momentos-verdade, como um conjunto de imagens espetaculares, fogo, choro, convulsões, desespero, e reconstituições por recursos de computador, que misturados à narração do… repórter …. eram uma aula, uma lição de insuflar emoção nas… reportagens. Lágrimas, choros, prantos, fotos de crianças mortas, de jovens sem vida no vigor dos seus anos, e a culpa toda, insinuada e declarada, era do caos aéreo, e de Lula.

    De carniceiro de tragédias, como no acidente da TAM, à última “entrevista” com a candidata Dilma Roussef, quando ele, WB ou JN, submeteu uma pessoa digna a vexames e interrupções o tempo todo, para que ela não falasse, nem completasse um só pensamento, há uma reta inflexível da máquina William Bonner. Assim como ele repetiu de outra maneira, na entrevista com a candidata Marina, ontem, quando fez dela parede para bater no PT, a falar do mensalão, mensalão,mensalão. E, justiça seja feita, a moça da ecologia Natura até que aceitou o ventríloquo e sparring. Ali, ele não era Bonner. Ali era Ali, Kamel. Ali ele não era Bonner, se é que alguma vez tenha sido tal apelido e nome “artístico” antes se chamar Jornal Nacional.

    A esta altura, enquanto escrevo este artigo, não sei como será a entrevista com o vendedor de ilusões Serra, logo mais à noite. “Não sei” é modo de dizer. Mas sei, porque bem posso imaginar, que sempre é uma forma de saber, quando imaginamos em cima da experiência observada. O bravo William Bonner, ou o Jornal Nacional, fingirá que pergunta, enquanto Serra fingirá que responde, afetando surpresa. Assim manda a experiência de outras campanhas e edições WB ou JN. Surpresa? Não, mais uma vez não. A diferença é que desta vez, com a liberdade da web, todo o Brasil perceberá a farsa do teatrinho manipulador Jornal Nacional.

    Compartilhe | |  Envie a um amigo |   Mais... |
    • 36 Comentários recebidos

      • Em 11/08/2010, Paulo Fernando escreveu:

        SR. URANIANO! PARABÉNS, COMPACTUO EM GENÊRO, NÚMERO E PESSOA COM O SEU COMENTÁRIO. A GLOBO É A PROSTITUTA DOS TUCANOS/DEMOS NESSE NOSSO BRASIL. AÍ VEM MAIS UMA ELEIÇÃO EM QUE ESSA CORJA DE MARINHOS E SEUS ASSECLAS CAIRÃO DE INVERDADES EM CIMA DA CANDIDATA DILMA EM FAVORECIMENTO AO "QUASE MORTO" SERRA. QUERO ASSISTIR HOJE O COMPORTAMENTO DO "CANALHA" WB E SUA CARA METADE, QUANDO ENTREVISTAREM O CANDIDATO TUCANALHA/DEMONÍACO.

      • Em 11/08/2010, glberto Bittencourt escreveu:

        GRANDE!!!

      • Em 11/08/2010, Cristina Pupo escreveu:

        Que bom que mais pessoas perceberam o modo grosseiro e estúpido do Bonner ao "entrevistar" (?) a candidata Dilma Roussef. Eu não assisto a Globo nunca, mas ao saber da entrevista, resolvi dar uma olhada. O tempo passa e eles continuam os mesmos, nos achando absolutamente idiotas! Não precisavam ser estúpidos nem grosseiros, o povo não é bobo, abaixo a rede globo!

      • Em 11/08/2010, Cadun escreveu:

        Em contra partida Willian Boner foi extremamente delicado com o Serra!E com a Dilma agressivo ao extremo ... porque será ?

      • Em 11/08/2010, José Cláudio escreveu:

        Pois é, o plantonista escreveu em defesa da ex-terrorista e criticou o Jornal Nacional e o seu apresentador. Isto tem um nome, dor de cotovelo ou então frustação, já que escreve tanta besteira. O texto é de uma infelicidade impar, para não dizer outra coisa. O texto é o reflexo de gente está incluido na conta corrente dos petistas.

      • Em 11/08/2010, Ledium escreveu:

        Parabéns ao articulista pelo texto. afirma o que todos nós percebemos e - por que não?- sentimos.

      • Em 11/08/2010, ricardo carvalho escreveu:

        Não te lembra a edição de 89 com Lula? Nada muda no padrão globo, mas é do jogo e a esquerda, a verdadeira, aprendeu a jogar.

      • Em 11/08/2010, Luiz Garcia escreveu:

        Uraniano. Quanto ao WB, assino em baixo. Agora chamar de dígna uma terrorista, que arquitetava planos de assssinatos contra inocentes, ai é demais. Esta de que estão perseguindo a Dilma, é hilário. Ela não tem conteúdo nenhum. Quem como eu, pode acompanhá-la, nas suas infrutíferas e desastrosas ações pelos governos do RS e da cidade de Porto Alegre, sabe o que estou falando. Aliás, ela foi defenestrada pelos seus pares à época, quando ainda era do PDT. Ela é uma farça, uma manhosa e ardilosa vendedora de ilusões, assim como seu mestre. Até acho que ela poderá ganhar as próximas eleições, e assim todos perderemos, porque ela é vazia, incmpetente como gestora, competente apenas quando se trata de mandar assaltar ou matar. Por favor, parem com esta ridícula teoria da conspiração, até porque o Lulla, há muito já domesticou os Marinho com ricos empréstimos, os chamados cala bôca, que aliás eles nunca mais irão pagar, porque Lullinha paz e amor, novamente, deu nosso suado dinheirinho.

      • Em 11/08/2010, Savio escreveu:

        Já faz bastante tempo que eu suspeito que o Sr William Bonner seja um robô! E programado para ser bastante mal educado, de acordo com a conveniência da Globo!Mas, o articulista também não se desvia de apontar sua "preferência" petista! Não posso afirmar se o "digna" na referência à candidata Dilma é justo ou injusto, mas ele serve para pontuar uma tentativa também ideológica, embora mais "educada" do articulista. A diferença, é que um protege certo candidato usando de truculência com os demais, já o Sr. o faz de um modo mais subjetivo, mas nem por isso deixa de usar de notória agressividade.No fundo mesmo, na questão de implantar ideologia, só mudou a marca do perfume. Na minha opinião, a Sra Marina, mesmo com toda agressividade e despreparo do Sr Bonner, se saiu muito bem, e foi também muito digna!

      • Em 11/08/2010, Jefferson Rocha escreveu:

        Estou realmente triste com a mídia brasileira. Principalmente com o Jornal Nacional (TV Globo). Após assistir a entrevista com a candidata a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, conclui que o SUPER EGO impera no JN. O repórter, William Bonner, foi extremamente infeliz em seus questionamentos. Perguntas como: - ?A senhora se considera preparada para governar o Brasil longe do presidente Lula??. - Onde foi que o PT errou, [...], quando foi que ele errou: [...], quando botou todo mundo de baixo do mesmo guarda-chuva? - ?[...] se compara o crescimento do Brasil com países vizinhos, como Uruguai, Argentina, Bolívia, e também com aqueles pares dos Brics, os chamados países emergentes, como China, Índia, Rússia, o crescimento do Brasil tem sido sempre menor do que o de todos eles. Por quê??. Questionar a capacidade de um individuo (pessoal), para mim, é mesma coisa que inferiorizar a possibilidade de uma pessoa demonstrar todo seu potencial em algo importante. Apontar erros e acertos, para mim é a mesma coisa de se colocar acima de qualquer imperfeição. Comparar nações extremamente distintas (culturas, território, economia, política e sociedade) com o Brasil é altamente pretensioso por parte de qualquer indivíduo. Por conseguinte, devemos considerar além das variáveis citas acima, variáveis implícitas em cada na&

      • Em 12/08/2010, Rodrigo Munhoz escreveu:

        Bobagem, bobagem pura! Digamos que a GLOBO acompanha, completamente, os interesses de quem está no poder, ou seja, a GLOBO, hoje, é do PT. Caso contrário, as mazelas que frutificaram no atual governo seriam constantemente repisadas por meio de seus telejornais. O texto acima apresentando é, como disse o amigo José Claudio, de uma infelicidade ímpar. Esses bolchevistas!!

      • Em 12/08/2010, Eliane F.C.Lima escreveu:

        Quando assisti à entrevista (?) com a candidata Dilma Roussef, fiquei chocada, indignada e chamei o jornalista (jornalista? Eu, se o fosse, ficaria ofendida com isso.) de puxa-saco para baixo, comportamento óbvio de fantoche. Seu artigo é excelente! Para qualquer pessoa medianamente inteligente, ficou clara a intenção daquilo (me recuso a chamar de entrevisra)e percebeu que começou a velha manobra da Globo, não satisfeita de eleger o Collor, de má lembrança. Para mim, o pior de tudo é ver a parcialidade de uma rede, pretensamente, de informações. Mas acho que a Globo deu um tiro no pé, pois ficou muito feio para ela aquele comportamento. Quero propor aqui, para o Twitter, o "Cale a boca, William!" Eliane F.C.Lima (http://literaturaemvida2.blogspot.com)

      • Em 12/08/2010, denise menezes escreveu:

        Autêntico retrato do "jornalista" Bonner. Há muito excluí o JN da minha vida. Não há isenção, não querem mostrar o q os candidatos oferecem e sim a linha de pensamento da Globo. Assim vão construindo e destruindo entrevistados sem pudor.Mas, será q alguém esperaria no mínimo respeito por Marina ou Dilma? Confesso que estou "tocando de ouvido" porque não acompanhei as entrevistas, afinal, já sabia como seria! Parabéns pelos excelentes artigos!

      • Em 12/08/2010, Marisa Miceli escreveu:

        Nunca vi tanta besteira escrito em tom de reportagem, é fato que a globo controla a midia, mas dizer que WB, foi ofensivo a Dilma e Gentil com Serra, é no minimo pouco inteligente e tendencioso, vamos ser realistes e nos ater aos fatos. Senhores o problema no é o "äpresentador" e sim a qualidade do, quero dizer dos candidatos, senhores, quem politicamente é Dilma ? Serra é Muito melhor? Estamos muito mau servidos de candidatos, esse sim é o fato. Se Serra é Ruim, Dilma é Pior ainda(fora o descontrole emocional tão comentado durante os anos de casa civil), a menos pior seria a Marina porém sabemos que não tem condição nemhuma de ganhar a eleição.Mas parece que quem escreveu tem algum problema com o Bonner do qe preocupado com o debate.

      • Em 12/08/2010, Luiz Antonio escreveu:

        Caro Uraniano, concordo com algumas passagens do seu artigo e discordo de outras, porém claramente você está desinformado sobre o caráter da candidata Dilma. Como pode ser "digna" uma pessoa que assaltava bancos e enfiava sua arma na boca de gerentes inocentes? Não estou conjecturando ou falando de fofocas. Estou falando de fatos relatados por pessoas que conheço e sofreram tal agressão. A Globo tem uma série de problemas, mas a Dilma e o PT não podem mais governar esse país.

      • Em 12/08/2010, Paulo Fernando escreveu:

        Alguns (graças, pois são minoria)entram nesse debate demostrando a simpatia ou talvez a convivência com o regime ditatorial implantado nesse país pela burguesia subserviente ao imperialismo americano. Querem,porque querem, difamar a candidata Dilma, mas não conseguirão pois o povo brasileiro está mais instruído para se livrar desta praga de adeptos dos Tucanalhados/Demoníacos.

      • Em 12/08/2010, cida muniz escreveu:

        Caro articulista, sou jornalista e assisti a entrevista concedida pela ex-ministra Dilma. Em parte concordo com o seu artigo, já que também considerei, no mínimo, falta de educação do sr. Bonner. O fato não foi mais grave, talvez porque Fátima Bernardes tem mais experiência como entrevistadora do que o seu marido que só vive na bancada do JN. Considero que o problema do JN é um jornalista ruim no comando. Para mim o assunto da edição do debate de Collor e LUla deve ser comentado, mas não com o espaço que tanto entregam, porque o assunto não deve mais ser utilizado para mostrar uma REde Globo dominadora da mídia. isso não cola mais. Quanto aos comentários que o articulista não conhece o passado de Dilma, coloco que o sr. Fernando Collor, merece o respeito quando entrevistado, e esse todo mundo conhece o passado. Quando nos dignamos a entrevista alguém, no mínimo temos que ter educação, e não foi isso que o casal 20 mostrou na entrevista. Obrigada pela sua atenção.

      • Em 12/08/2010, Jorge Akio escreveu:

        CONCORDO.PARABENS

      • Em 12/08/2010, Francêsca escreveu:

        Sensacional, TV Pública neles, urgente.

      • Em 12/08/2010, Fernando escreveu:

        Sugiro que o Sr Willian Hommer (ops) boner se submeta a uma eleição para medir sua popularidade ou competencia. Quem sabe ele colocaria o Brasil entre os melhores.

      • Em 12/08/2010, José Emílio Gomes escreveu:

        Caro Uraniano, não pude assistir à entrevista com a candidata Dilma promovida pela Globo, mas já imaginava qual seria o comportamento do WB, cujo retrato e "currículo" você muito bem descreve no artigo acima. Mais uma vez, PARABÉNS.

      • Em 13/08/2010, ALBA OLMI escreveu:

        Absolutamente procedente seu comentário sobre Bonner no "ataque ou nas mordidas" a Dilma, independentemente de viés político ou outros quetais. Parabéns! Espero que o povão que assiste à Globo tenha percebido a grosseria e a estupidez das perguntas e do tratamento dado à candidata do PT.

      • Em 13/08/2010, Marcelo Vasconcelos escreveu:

        Vamos ser objetivos e honestos com a realidade, "teoria da conspiração" é falta de argumentos baseados na realidade, a verdade está aí para todos vermos..... O WB foi incisivo nas perguntas ? sem simpatias para com a candidata ? A candidata não respondia às perguntas diretamente, e sempre com um discurso preparado por marqueteiros, o WB sabe quem é a pessoa que ele estava entrevistando. Você seria simpático entrevistando o "goleiro bruno" e ele mentido ou se negando à responder, mentindo. dizendo que nunca fez nada de errado ?..... Você seria ? achou a comparação rídicula ? PRESTE ATENÇÃO AOS FATOS ! abraço a todos, de um Brasileiro preocupado com o futuro.

      • Em 13/08/2010, Josélia Rocha escreveu:

        Quando isso irá acabar??? A Globo continua na Ditadura em todos os gêneros.Concordo com o tudo,precisamos fazer com que os leitores repassem este texto sim!! Parabéns!!Pelo maravilhoso artigo

      • Em 13/08/2010, paula escreveu:

        marina 43, só isso da dizer

      • Em 13/08/2010, Jefferson Severino escreveu:

        Concordo, mas cá pra nós, o articulista (Uraniano) é um PETRALHA DE CARTEIRINHA. Juntando Globo, Dilma, Boner, Galvão, colocando tudo num saco e jogando o saco no Tietê, perde-se apenas o saco. O Uraniano, ou quem sabe Iraniano, pode até entrar dentro do saco.

      • Em 13/08/2010, Carlos escreveu:

        Senhor Marcelo Vasconcelos, pelo que li em seu comentário vejo que o senhor não esta tão preocupado com o futuro.

      • Em 14/08/2010, Fernando Claro escreveu:

        Caríssimo Rui Martins, tudo bem? Quem assistiu à entrevista-execução pode perceber que Fátima Bernades - bem mais competente, porém tão reacionária quanto - calou a boca de WB. Ainda assim, Dilma saiu-se bem, mas pode melhorar. Saudações

      • Em 14/08/2010, Fernando Claro Dias escreveu:

        Caríssimo Urariano, tudo bem? Eu me confundi e enderecei meu comentário para o Rui Martins. Estava lendo o artigo do náufrago e acabei me deparando com seu artigo. Peço-lhe que me desculpe a confusão e assegurar-lhe que gostei muito de seu artigo. Saudações, Claro

      • Em 14/08/2010, Fátima escreveu:

        Urariano, parabéns. Na minha cidade o comentário foi geral, quanto ao apresentador, ele foi extremamente grosseiro; já com o Serra foi na base de "me perdoe,... me perdoe" e por parte do candidato "eu compreendo"; repercutiu tanto que a própria Globo publicou nota dizendo-se isentos, de tantas reclamações que receberam. Ninguem merece!!!

      • Em 15/08/2010, EdiSilva escreveu:

        Parabéns pelo artigo, Uraniano! Que bom que agora podemos conversar diretamente com você. Engraçado ler alguns comentaristas tão preocupados com o futuro do país, sem conhecer o passado. Eles poderiam ler o que o Eduardo Guimarães escreveu sobre a participação dele no período da ditadura e tentar descobrir de que lado estavam também. Eles conhecem o passado do "colina"? Dos companheiros dele do psdb? Onde estavam durante a ditadura? Ou só a Dilma estava errada, mas ex-companheiros dela, que hoje estão ao lado do colina foram perdoados e ela não? Abraços, Uraniano.

      • Em 15/08/2010, Eason Nascimento escreveu:

        Quem aainda acompanha ou já acompanhou o JN, não tem como discordar do Sr Uraniano. Bonner e sua companheira representam o atraso no meio jornalístico e não fizeram questão de esconder isso nas entrevistas recentes com os candidadtos a presidência. Parabéns pelo texto. http://easonfn.wordpress.com

      • Em 15/08/2010, Cleber escreveu:

        Pensamos que todo jornalismo seja imparcial, e deu para perceber que as perguntas foram todas pertinentes. Se a entrevistada em questão esteve insegura, mentiu ou falseou nas respostas, a culpa é exclusivamente dela. Agora, achar que o JN ou mesmo o Bonner continuem "parciais" é dizer que ainda existe uma "direita" atuando neste País.

      • Em 17/08/2010, Celso Luiz Drummond escreveu:

        Desculpe-me lhe contradizer mas William Bonner é um cara de valor, tanto que herdou a cadeira do Cid Moreira no JN, detalhe foi o Cid quem escolheu quem ia substituí-lo.

      • Em 28/08/2010, Cláudio Josino escreveu:

        Fico impossibilitado de discorrer aobre o ponto porque não assisti à entrevista e raramente assisto ao JN. Quanto à invenção do sr. Luís Inácio, d. Dilma, o Brasil não merece tanta e continuada mediocridade, políticos sem pátria e de olhos fixos apenas nas trinta moedas, msmo que á custa de assaltos.

      • Em 23/10/2010, Dilma Dias escreveu:

        A Rede Globo esta na rotina, na maioria das vezes só tem pessoas que trabalham sem educaçao com a populaçao como ex. O Fauto Silva (Dom. Faustão) O povo Não é palhaço e Deus é Justo.

    • Deixe seu comentário

      Digite seu nome

      E-mail para contato

      Escreva seu comentário  Máx. 1000 caracteres

      Enviar agora

      Comente com responsabilidade

      Respeitamos sua opinião e teremos o maior prazer em publicá-la neste espaço.

      Lembre-se:

      Mensagens de cunho ofensivo ou politicamente incorretas não serão publicadas.