• Publicado em 30/10/2011

    O Globo torce e distorce...até no futebol

    O tempo passa, o tempo voa e as organizações Globo  não perdem o vício da parcialidade em seu noticiário, agravado pela informação deturpada.  Até nas páginas  esportivas encontramos tal deformação. 

    Quer ver um exemplo?   Na última quinta-feira, um dia depois dos jogos das equipes cariocas na Copa Sul-Americana, que eliminou da competição Flamengo e Botafogo, e classificou o Vasco,  mandava o jornalismo honesto e imparcial que se desse o devido destaque à vitória do Vasco, único vencedor e o último time do Rio na competição, sobretudo porque reverteu um placar negativo de 3 a 1, quando enfrentou o Aurora,  na Bolivia,  no primeiro jogo, para uma vitória por 8 a 3, no jogo de volta, em São Januário.

    Só o fato de uma vitória por placar dessa magnitude já mereceria o devido registro, mas o Globo Online ignorou solenemente e optou por destacar em manchete que  a Copa Sul-Americana não desperta interesse, e o subtítulo em letras pequeninas: “Vasco é o único brasileiro ainda na competição”.

    Quando você clica para ler a matéria, a nova manchete é ainda mais perversa: “Eliminação de Fla e Botafogo com reservas em campo mostra que Sul-Americana ainda não pegou no Brasil”.

    Perceberam a má-fé?  Bastou o Flamengo, time sabidamente do coração do fundador do jornal, Roberto Marinho, e dos herdeiros do império, para que a competição fosse relegada ao lixo, algo de somenos importância.

    Além de maldosa, a manchete induz o leitor a acreditar que o Flamengo foi eliminado porque escalou uma equipe reserva, o que é no mínimo uma meia verdade.  Qualquer torcedor que acompanha o noticiário esportivo sabe que o Flamengo tomou uma lavada de quatro a zero, do Universidad do Chile, jogando em casa, com seu principal jogador em campo, Ronaldinho, o famoso R10 das baladas cariocas.

    Ora, tendo levado uma surra em casa do Universidad do Chile, o time nem em sonhos teria como reverter esse placar lá em Santiago.  Daí a opção pela escalação de jogadores reservas.   Estratégia, aliás,  utilizada por todas as equipes, inclusive o vitorioso Vasco, fato que passou despercebido pelos autores da matéria.

    A matéria  tenta desavergonhadamente justificar a eliminação do Flamengo com argumentos e informações deturpadas.  Além disso, usa a tática traiçoeira de desqualificar a competição, como na história da raposa e as uvas.  E já determinou que ela  não interessa aos clubes brasileiros, como se vê pelo tom afirmativo da pergunta que submete à opinião dos leitores: “por que a Copa Sul-Americana ainda não pegou entre os clubes brasileiros?”. 

    Não pegou porque o Flamengo foi eliminado, responderam centenas de leitores nos comentários sobre a matéria, que não estão mais disponíveis na página online do jornal. Claro, o torcedor não é trouxa e odeia esse partidarismo clubístico do jornal dos Marinho.

    Está certo que se queira criticar o calendário da Copa Sul-Americana, cujos jogos coincidem com a reta final do Brasileirão, mas tentar justificar a eliminação do “time da casa” e desmerecer a vitória de outro desqualificando a competição não é um jornalismo ético... nem honesto.

    E aí a gente fica sempre com aquela dúvida:  se no noticiário esportivo, o Globo torce e distorce informações, de acordo com seu interesse,   o que será que ocorre no noticiário político e econômico?   Respostas para a seção de cartas do jornal.

    PS. Não encontrei ilustração ligando o Globo ao Flamengo, só a com o logotipo da TV Globo. Mas acho que o leitor entenderá que não faz diferença.

    PS2.  Nesta segunda-feira, o Globo voltou a mostrar seu partidarismo clubístico. Na manchete sobre o Vasco: "Empate com sabor de derrota".  Sobre o Flamengo que tomou um baile em Porto Alegre, depois de estar vencendo por 2 a zero: "Flamengo mais longe do título".

    É ou não é uma vergonha?

    Compartilhe | |  Envie a um amigo |   Mais... |
    • 63 Comentários recebidos

      • Em 30/10/2011, Manoel Alencar escreveu:

        Sr Araujo Nao acrecento e nao tiro um ponto nem uma virgula de sua materia. Parabens.

      • Em 30/10/2011, Alamar Régis Carvalho escreveu:

        Matéria muito interessante e oportuna. De fato a imprensa carioca tem uma tendência absurda de enaltecer o Flamengo, em excesso, sem dúvida alguma a maior torcida do Brasil, assim como a paulista, no mesmo tipo de abuso, entende que só o Corinthians interessa aos noticiários. É algo que precisa ser discutido com seriedade, sem subestimar a inteligência das pessoas.

      • Em 30/10/2011, Lecy Pereira escreveu:

        Infelizmente, no Brasil e no mundo, os donos da Imprensa pintam e bordam e só resta aos leitores apreciarem o artesanato. Quem tem peito para desagradar o Edir Macedo na Record?

      • Em 30/10/2011, Gustavo Horta escreveu:

        É isso mesmo. No LinkedIn, uma rede de relacionamentos para profissionais, estamos discutindo o assunto através de um post "Qual seria, na sua opinião, o propósito de tanta notícia ruim na mídia? Haveria algum propósito? Quer analisar ou discutir o assunto?". Caso você tenha interesse, vale a pena dar uma olhada nas diferentes opiniões ali apresentadas. Abraço.

      • Em 30/10/2011, Ceví Cogo escreveu:

        Vamos aguardar as manchetes da Globo, depois da derrota do Flamengo com time completo, de virada, para o Grêmio!!!!!

      • Em 30/10/2011, DiAfonso escreveu:

        Caro Eliakim, A Globo, certamente, torce e distorce os fatos de acordo com o humor. Não é só como Flamengo. Basta ver o Cléber Machado narrando jogos do Corinthians. Ele desqualifica toda e qualquer jogada do adversário. Isso é uma lástima para um jornalismo que ser quer imparcial. Grande abraço!

      • Em 30/10/2011, Castor Filho escreveu:

        Prezado Eliakim A rede globo não é um sistema de comunicação social, é uma agência de propaganda. "Trabalha" p'ra quem paga mais. Aliás não é diferente das outras redes; só mudam os interesses e alguns... pagadores. Castor Filho

      • Em 30/10/2011, Fernando Bernardo escreveu:

        Concordo com O Globo, a competição Sul-Americana só serve para sacrificar os atletas !. Tudo começou com a iniciativa dos então Presidentes, José Sarney e Raul Alfonsín, para se " Fortalecer o Mercosul ". Enfim, demagogia pura !. Aqui, O POVO, Eliaquim, só reconhece a Taça Libertadores da América, como único campeonato regional SÉRIO, que classifica para o Mundial de clubes, agora acho que em Abu Dabi !.

      • Em 30/10/2011, Ana Virgilio escreveu:

        Mesmo sendo flamenguista, tenho que concordar com vc. O Flamengo perdeu pq não jogou nada, mesmo quando esteve com seu time principal. A parcialidade da Globo, que costuma só saber e mostrar o que se passa nos seus veículos de comunicação, já é antiga. Se ela não tivesse sido cobrada pelos leitores, não noticiaria nada sobre o PAN, que a Record transmitiu e que eu assisti com muito prazer. Como sempre, seu comentário foi brilhante.

      • Em 30/10/2011, Neli Soares escreveu:

        Qual é a novidade em a Globo distorcer tudo a seu bel prazer, ha algo de errado no time do Flamengo ha muito tempo, que nao consegue sustentar um placar de vitoria, mas qual a midia fala seriamente sobre isso, assim como o Romario fazendo o papel de bom moço e atleta na Record... e isso e entretenimento e coisas serias como A POLITICA NACIONAL>>>estamos encurralados.

      • Em 30/10/2011, Ricardo Lucio escreveu:

        O fato dos veiculos da Globo sempre puxarem para o lado dos times cariocas, especialmente o flamengo, não é novidade. Mas convenhamos que todos jornais e tvs sempre puxam para um lado, a Band por exemplo sempre enalteceu o futebol paulista em detrimento ao futebol carioca. É normal um jornalista do sul puxar a bola para os times do sul. O pior de tudo Eliakim, é o fato de alguns narradores, especialmentes os globais, falarem muitissimo bem de jogadores que todos nós vemos que nao jogam esta bola toda. Funciona assim, jogador bem falado na midia brasileira ganha destaque na europa, e consequentemente o passe se valoriza. Dinheiro na mao do empresario e do narrador.

      • Em 31/10/2011, Dominique da Luz escreveu:

        A plim plim é a presidente do Brasil.O jornalismo dela é feito da maneira que ela como ditadora, impõe aos seus subordinados.Pra complementar o povo já está alienado com suas novelas e os Big Broder infames e sem nenhuma cultura dentro das casas que suportam esse tipo de alienação. Vamos custar ser um povo de verdade!

      • Em 31/10/2011, Thiago Esperandio escreveu:

        Pior é o descaso da Globo com o Futebol dos outros Estados. Até SP que é um Estado mais populoso acaba ficando em segundo plano. Assistir ao SporTV, canal da globo na TV a cabo, é ver narradores absolutamente torcedores dos times do RIO. Outro dia, o Felipe do Flamengo fez um pênalti escandaloso no jogador chileno e o Lédio Carmona além de dizer que não foi pênalti, queria cartão amarelo para o chileno... ridículo...

      • Em 31/10/2011, José Oliveira escreveu:

        Não é só na flamenguização que ela age. Ela age nos seus interesses. Certamente os direitos não são exclusivos, por isso ela quer estender a Copa do Brasil para furar a Sulamericana. Ela mata quem se interpõe aos seus interesses, veja os casos de Brizola e Eurico Miranda.

      • Em 31/10/2011, Hilario Brandão escreveu:

        Caríssimo Eliakim – o colunista do trem bala. Verdadeiramente correto no seu comentário. Desde que o Vasco foi criado ele sempre incomodou os urubus da mídia. Eu, particularmente, acho uma graça essa mania de enaltecer a mediocridade rubro-negra e também a da corintiana. Mas quem liga para isso. Enquanto eles distorcem as notícias eu torço cada vez mais pelos Universitários, pelo DLU e até pelo time do presídio contra o fla e todos aqueles clubes que me merecem repúdio por serem causadores da manipulação da notícia. Quando os jornais e jornalistas do país mostrarem que o fla não foi campeão brasileiro por seis vezes e sim por cinco vezes, vou torcendo contra e não acreditando numa só palavra desses professores que teimam em querer se comparar com os Saldanhas e Nelsons da vida. Saudações vascaínas e vida longa e prosperidade para o Ricardo Gomes.

      • Em 31/10/2011, caio bretas escreveu:

        Toda mídia, assim como qualquer um, coloca a sua opinião no comentário. O que é responsabilidade do Jornal, TV, Rádio e etc é o Editorial. Alí sim quem fala é a empresa. Nas demais colunas é informar pelos olhos do jornalista. Até mesmo aqui, onde fica evidente que o Sr. quer apenas abocanhar um grupo contrário a Globo, mas cooca também apenas a sua opinião, sem ter comprovação de ser a mais correta. É tanto opinião que qualquer futebolista sabe que no primeiro tempo o Flamengo dominou o jogo e poderia ter finalizado a partida, mas não o fez. No segundo tempo, sim, o Grêmio apertou a marcação e com três chutos de rara beleza conseguiu a virada. Não me lemnro de vc nas épocas da Globos, SBTs e etc não ter dado uma notícia que não quisesse ou mesmo que não tenha colocado sua opinião em algumas delas. Vai ser honesto com vc mesmo. espero que essa mensagem não seja colocada por vc como ofensiva e com isso não publique no seu site...

      • Em 31/10/2011, Durval Farias escreveu:

        O Caio do comentário acima não sabe a diferença entre opinião e informação. O que o texto denuncia é a notícia distorcida para fic ar bem com a torcida do flamengo. Talvez ele tenha que aprender a ler e interpretar o noticiário, ler nas entrelinhas,deixando de lado a visão de torcedor. Abraço Caio

      • Em 31/10/2011, Germano Borba escreveu:

        Estão matando o futebol brasileiro. Essa "reserva de mercado" criada pela rede Globo com a chancela do clube dos 13 está cada vez mais reforçando os times do eixo RJ-SP. É preciso lembrar que o campeonato é de futebol, não de torcida. A desculpa da rubro-negra família Marinho, que escala o rubro-negro Galvão Bueno, para a distorção da transmissão esportiva é que o IBOPE é melhor quando se transmite jogos dos times A ou B e às favas com a imparcialidade e o jornalismo sério. Pena que a maioria dos brasileiros não seja inteligente para perceber isto e embarca nesta mentira. Desta forma, o campeonato não possui representantes de outros estados da federação. O pior é que há quem defenda este “Apartheid” sob a desculpa do marketing. O Brasil deveria se preocupar em promover o desenvolvimento de todas as regiões do país, sem distinção, como forma de distribuição de renda e diminuição das desigualdades regionais. Infelizmente, o pensamento é mesquinho e egoísta. A Globo quer seu querido Flamengo vencendo e os outros que se explodam. Isto é o Brasil!

      • Em 31/10/2011, João Souza escreveu:

        Esse negócio de o Flamengo depender do apito amigo no Brasil vai fazer com que continue levando piabas repetidas de times estrangeiros. Todo ano é a mesma coisa...

      • Em 31/10/2011, caio bretas escreveu:

        É Durval Farias, esse é o problema . Vc leva pro lado que bem entende. Notíca é o fato: O Fla perdeu pro Grêmio. Como jogou passa a ser opinião e não informação. Se quisessem informar colocariam o relato do jogo na íntegra, e não que o time estava mal armado, que o jogador X jogou mal, não conseguia chutar e errou muitos passes. Isso é apenas o jeito que vc viu o jogo. Por isso tem vários noticiários diferentes. Se jornal fosse informação, bastaria ter um.

      • Em 31/10/2011, Paulo Nolasco de Andrade escreveu:

        As Organizações Globo não tomam jeito mesmo. Na tv paga, canal Sport TV da Globo que como o nome diz é um canal de esportes, a chamada mais veiculada na semana passada era da demissão do ministro Orlando, não com o intuito esportivo, mas era ver que era puramente político.

      • Em 31/10/2011, Paulo Fernandes escreveu:

        É.. o Eurico tinha razão. Por quê será que a Globo queria ele fora do Vasco?!

      • Em 31/10/2011, Paulo Rogerio escreveu:

        Caraca! não acredito ! isso tá me cheirando a escritor vascaino com recalque de uma nação Rubro negra

      • Em 31/10/2011, vicente escreveu:

        Flamengo é Flamengo amigo, aceite e respeite haha

      • Em 31/10/2011, PARABENS PELA EXCELENTE MATERIA!PERFEITA,VC FALOU TUDO!VASCO escreveu:

        PARABENS PELA EXCELENTE MATERIA!PERFEITA,VC FALOU TUDO!VASCO

      • Em 31/10/2011, evandro luiz de queiroz sales escreveu:

        Srs, tda empresa seja lá qual seu seguimento procura buscar caminhos p/ se consolidar no mercado, cada vez mais feroz, diga-se de passagem. A globo como o Flamengo ou Vasco sempre irão seguir essas diretrizes. Falar de respeito com o povo fica dificil quando se usa dois pesos, duas medidas, uma outra emissora, deteve a transmição do PAN e já fechou o proximo, agora eu pergunto: quem mudou de canal pra assistir as competições?...poucos! nem por isso estamos discutindo isso. o fato eh apenas rivalidades entre times, pergunte ao Sr Eliakim pra que time ele torçe e outra, tem muitos jornalistas que sairam da casa com uma certa magoa e fica evidente nessas horas. O fato eh, instituições como Globo, Flamengo, Astros, e até partidos políticos, que estão ou sempre serão evidênciados pelo seu tamanho ou poder de formar opiniões, sempre terão os que pensão o contrario, só o que eh certo eh uma coisa: Ninguem chega ao topo e permanesse lá por acaso.

      • Em 31/10/2011, Antonio Cura escreveu:

        Excelente matéria escrita por quem entende do assunto.

      • Em 31/10/2011, Ailton Cardoso escreveu:

        Prezado Eliakim, o sistema globo não se emenda nunca... insiste em ludibriar o povo incauto. Sabemos que existe um grande número de pessoas enfeitiçasdas pelo domínio global... ocorre que existe também, uma legião imensa de cidadãos que enxergam os malefícios produzidos pelo sistema globo. É reconfortante ler artigos como o seu, onde as mazelas globais são postas à nú! Sei que voce não se curva! Continue sempre assim. O povo brasileiro precisa de homens de sua estirpe!

      • Em 31/10/2011, Rita Aguiar escreveu:

        Bravo, Eliakim!

      • Em 31/10/2011, Karlos escreveu:

        Prezado Eliakim, absurdo achei esse compacto do globo.com da semi-final entre vas x fla do mundialito de fut. de areia no inicio desse ano. Absurdo mesmo, vergonha nacional, somente é exibida a torcida do fla, como se o vasco não tivesse torcedor, em todos os gols isso acontece. achei o video no globo.com mesmo. Veja o video aqui: http://glo.bo/ga6NtR

      • Em 31/10/2011, alício escreveu:

        A globo é assim mesmo. Ele tem uma rádio de cunho nacional que é conhecida"como a rádio que troca a notícia". Agora no futebol os canais band e redetv têm um programa esportivo próximo do meio-dia em que só falam do Coríntians. A Band tem um doutor(médico)que é torcedor fanático do curintians. Não pode ser interpelado para falar mal do coringão.O programa da redetv ainda é mais curintiana. Distorcem os fatos, as contas, tudo para enganar o pobre curintiano.

      • Em 31/10/2011, José Emílio Gomes escreveu:

        Há anos que a Globo não dá ao Vasco da Gama o respeito e atenção que ele merece! Parabéns pelo artigo, Eliakim.

      • Em 01/11/2011, MACEDO DE LIMA escreveu:

        ONTEM EU VI PELO NOTICIÁRIO DA GLOBO QUE OS TORCEDORES DO VASCO LOGO APÓS O TÉRMINO DO JOGO TERIAM JOGADO OBJETOS DENTRO DE CAMPO, E DENTRE ESSES OBJETOS UMA ALIANÇA DE COMPROMISSO. EU ESTAVA LÁ E NÃO VI NINGUÉM JOGANDO NADA DENTRO DE CAMPO. AGORA PERGUNTO, SERÁ Q A GLOBO NÃO ESTÁ FAZENDO ISTO SÓ PARA PREJUDICAR O VASCO NA RETA FINAL? SÓ PODE.

      • Em 01/11/2011, Henrique escreveu:

        A Globo como toda empresa visa o lucro,se o jogo de um time A ou B rende mais IBOPE é lógico que ela favoreça a torcida deste time.Errados estão vocês que em vez de reclamar deveriam buscar outros meios para se manterem informados pois a Globo não é e nunca foi uma empresa publica portanto é direito dela visar o lucro e não a satisfação de todos.Você foi parcial na sua matéria,como quer cobrar imparcialidade se você não tem tal prática.

      • Em 01/11/2011, alício escreveu:

        Henrique,você deve passar o dia ouvindo a CBN, a "rádio que troca a notícia". Horrível!

      • Em 01/11/2011, Carlos Augusto escreveu:

        E digo mais, quando o Flamengo perdeu o jogo por 4x0 pro Universidad do Chile, houve aquele lance polêmico que poderia ter acarretado o 5º gol dos chilenos, onde o Esporte Espetacular, teve a cara de pau de dizer que não tinha nenhuma câmera que pudesse mostrar o lance de outro ângulo, das lhes pergunto os senhores já viram algum jogo transmitido pela Globo onde não existem câmeras colocadas dos lados e atrás do Gol? Fora o Sr. Narrador dos jogos dos times cariocas Luís Roberto, que torce descaradamente contra Vasco, Fluminense e Botafogo, e ainda teve a audácia de dizer que o Flamengo estava cumprindo o dever para com a torcida presente no estádio no dito jogo, onde o Flamengo já perdia de 3x0. Sem mais, "Globo e você, manipular tem tudo a ver"... lamentável.

      • Em 01/11/2011, Marcelo escreveu:

        Sabe o que é mais divertido? Quando saímos do Rio, temos de escutar dos torcedores de outros Estados que a imprensa é parcial a favor do Rio de Janeiro quando, na verdade, ela é apenas flamenguista. Ou seja, os torcedores dos outros times do Rio, sobretudo Fluminense e Vasco (Botafogo conta com muitos jornalistas) não têm cobertura especial da imprensa, mas levam a fama apenas porque são do Rio...

      • Em 01/11/2011, Xico Júnior escreveu:

        Caro, Eliakim! É interessante e, em certos casos, indispensável que se fale do futebol (as roubalheiras dos cartolas, os hiper salários, hiper valorização do passe de jogadores que leva a corrupção e lavagem de dinheiro, etc). Mas ficaria mui grato se escrevesse um artigo DENUNCIANDO a roubalheira que é cometida de forma explícita contra os INDEFESOS APOSENTADOS. Pagam 35, 40 anos e depois são roubados explicitamente nas aposentadorias, incluindo aí o FAMIGERADO 'FATOR PREVIDENCIÁRIO", enquanto o Governo desvia no mínimo 20% do que a Previdência Social arrecada (= R$ 20 ou 30 bilhões) e deixa de pagar aumento aos aposentados no equivaleria a R$ 8 bilhões. Esses temas precisam ser discutidos, denunciados e criticados em lugar de se discutir se o mandante de campo nos jogos de futebol deve sempre ganhar ou não. Com todo respeito, isso é tema prá quem não tem sensibilidade comunitária ou senso de cidadania. Continuarei admirando o teu trabalho, mas URGE SE ENFOCAR temas de relevância.

      • Em 02/11/2011, NELSON CUNHA escreveu:

        Parabéns pelo artigo, Eliakim. O telespectador imparcial tem tudo para torcer ardorosamente contra o Flamengo e o Corinthians, times superprotegidos pela televisão, principalemnte a Globo e a Bandeirantes. Na Bandeirantes, é constrangedora e escancarada a torcida pelo Conrinthians. Todo dia a pauta acha um jeito de incluir qualquer tolice para puxar o saco da "fiel torcida", como se só ela fosse fiel! A Globo tem a ousadia de por um microfone na torcida do Corinthias, mesmo que o jogo seja fora de São Paulo. Ainda bem que, em Pernambuco, as duas redes de tv se dão mal. Aqui, quem manda, quem apaixona a preferência de nossa gente são nossos times: o Santa Cruz, o Sport e o Náutico. Em matéria de fidelidade aos clubes locais, a região metropolitana do Recife só perde para a de Porto Alegre. E se você levar em conta o poder financeiro da dupla gaúcha GRENAL, há de convir que somos muito diferentes de goianos, baianos, cearenses, paranaenses, para citar alguns fãs de cariocas e paulistas

      • Em 02/11/2011, Antonio Carlos escreveu:

        Prezado Eliakim, Parabéns pela abordagem que você fez a respeito da parceria Globo-Fla. Realmente é um vergonha, Seus comentários vem ao encontro do que observo há muito tempo. Não sou vascaíno, mas também acho um desrespeito com um clube que vem fazendo uma brilhante campanha durante todo este ano, com o simples intuito de "melhorar" a imagem desse clube da Gávea que eu não gosto nem de repetir o nome. Um abraço.

      • Em 02/11/2011, Morais escreveu:

        Eliakim Araujo Parabéns, falou tudo no seu comentário.

      • Em 02/11/2011, luiz guilherme da matta escreveu:

        A Globo;é parcial;como a grande imprensa do Mundo inteiro.A independencia;felizmente está acontecendo nos Blogs;jornais online.Que não dependem de grandes anunciantes;nem de verba pública.Mas é inegável;que a Globo;é muito competente;e produz bons programas;e paga aos funcionários bem e em dia.E;precisamos tomar cuidado;pois os que estão por traz das outras emissoras;não inspiram nenhuma confiança.E,não tem um pingo de visão artistica e muito menos jornalistica.

      • Em 02/11/2011, luis fernando-rj escreveu:

        a proteção que o sistema globo dispensa aos urubus chega a causar náuseas,vasco sempre.

      • Em 03/11/2011, valmor escreveu:

        Prezado Eliakim! Perto do absurdo que foi a divisão das cotas de TV (o CADE continua num silêncio sepulcral sobre o assunto) pela Globo, a desvalorização de uma competição é café pequeno...

      • Em 03/11/2011, GUSTAVO ALEXANDRE escreveu:

        eu quero ver dia 4 de dezembro, e queria que o VASCO entrasse com o simbolo da record no peito que nem em 2000, quando entraram com o simbolo do SBT, eles ficaram muito putos com o Eurico, kkkkkkkkk.

      • Em 03/11/2011, Sem Paciência escreveu:

        Chora na cama que é lugar quente!!! Globo é CUrintiana. Vascaíno é "sensível" porque não ganha nada há uma década. Digo, nada relevante...

      • Em 03/11/2011, Adriano Américo Pinheiro escreveu:

        Outra coisa: logo após o empate de 0 a 0 no domingo entre Vasco e São Paulo, o Globo Online colocou que o time do Vasco empatou jogando com o time completo, mentira deslavada, uma vez que estava sem o lateral-direito Fágner e sem um dos destaques do time Diego Souza. Nem com os os leitores pedindo para corrigir o "erro" a matéria continuou lá, do mesmo jeito. E o pênaltii a favor do Vasco no final do jogo? Foi totalmente ignorado pelo estagiário que escreveu a matéria. É bom comparar também a apatia do narrador ao narrar os gols que o time da casa tomou contra o time do Chile com a ênfase ao narrar os gols que o time do Vasco tomou na Bolívia. Quem é daqui do Rio tem um nome para isso: FlaPress.

      • Em 04/11/2011, Neilton Ferrrira da Silva escreveu:

        Sistema Globo:Sucursal do Inferno.e tenho dito.

      • Em 05/11/2011, JOSE MARCIO TAVARES escreveu:

        Texto corajoso, bem escrito e fundamentado. Parabéns meu velho amigo da saudosa Rádio JB AM

      • Em 05/11/2011, Paulo escreveu:

        Há anos a GLOBO vem comandando o futebol brasileiro, e as arbitragens, em favorecimento ao Flamengo. A compra de Ronaldinho Gaúcho teve a ajuda monetária da Globo, conforme afirmou o repórter Claudio Perrot em agosto de 2010. A GLOBO irá interferir na classificação do Flamengo para Libertadores, pois o investimento na compra de R10 junto com a Traffic foi alto e sem a Libertadores não haverá renda suficiente para cobrir o investimento realizado.

      • Em 06/11/2011, Luis Eduardo escreveu:

        A concentração de torcida, mídia e arrecadação em torno do Flamengo, promovida pelas Organizações Globo desde a segunda metade dos anos 70, esvaziou o futebol carioca e matou sua diversidade. Clubes vitoriosos do passado como América e Bangu foram esvaziados. Vasco, Fluminense e Botafogo ainda lutam para não soçobrarem. A razão não é só de preferência clubística dos Marinho. Negociar cotas de TV com menos clubes considerados "grandes" é uma estratégia conhecida da Globo. Por isso, a médio/longo prazo, a Globo, dona do futebol brasileiro, quer reduzir de 12 para apenas três ou quatro os clubes considerados "grandes" no Brasil: Flamengo, Corinthians, São Paulo e talvez mais um. Os outros que se virem.

      • Em 08/11/2011, Tayná Coelho escreveu:

        O problema é que nós, torcedores e "clientes" da emissora e do grupo como um todo, ficamos unicamente nas reclamações e não tomamos de fato uma atitude. Já é mais do que sabido o preferencialismo das organizações Globo com o Flamengo. Notícias tais como gripe de jogador ou a história da infância se tornam mais importantes aos olhos do Plim Plim do que vitórias ou derrotas relevantes quando se trata do Flamengo. Absurdo completo, porém nenhuma novidade.

      • Em 08/11/2011, marcelo escreveu:

        Meus queridos deixem de recentimento, se a maior rede de televisão é partidária a algum time, o que é que tem, empresas são feitas por pessoas e essas pessoas teem seus times de coração, ou vai em dizer que quem escreveu esta matéria não é Vascaíno?

      • Em 08/11/2011, Gustavo Vascaíno escreveu:

        Sábias palavras amigo. E olha que nos dias de hoje existe internet, as informações estão ai para todos. Imagina na época que não existiam essas ferramentas de informações disponíveis. Ela, a Globosta, não está nem ai para as críticas, mostra sua preferência pelo CRF na cara dura. Imagina o que não é feito na política e economia, como vc mesmo citou. É uma manipuladora de opiniões e se o urubu é o que é nos dias de hj, deve agradecer a família Marinho.

      • Em 08/11/2011, Ulysses Panes escreveu:

        Resumindo a ópera, será que aquele povo que está matutando a "regulação" da mídia não tem um pouco de razão ???

      • Em 08/11/2011, angela amaral escreveu:

        ATÉ QUE ENFIM, O QUE TODOS JÁ SABEMOS SÓ QUE, AGORA, DITO POR UM DOS MELHORES PROFISSIONAIS DO TELEJORNALISMO E, O MAIS IMPORTANTE, ESSE CARA AQUI JÁ FOI "OURO DA ALDEIA", HEIN GALERA!!! SEM TIRAR NEM PÔR UM PINGO!!!

      • Em 11/11/2011, Igor Pavlov escreveu:

        É a mais pura verdade. Infelizmente não se reclama da manipulação e distorção dos fatos no jornalismo esportivo. Nem mesmo nos blogs onde se discute e defende a regulamentação da mídia. Talvez por achar o esporte um assunto menos nobre, ou que não influi nos rumos do país. Mas principalmente porque envolve paixões. E, por nossas paixões, preferimos não polemizar ou discutir o assunto. Prova são comentários em blogs que reproduziram o seu texto, como no Nassif – (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-distorcao-na-cobertura-esportiva?page=2). Os flamenguistas discordam. Eu sou e já neguei que a parcialidade existia, mas está difícil ignorar. A desculpa de que "os programas esportivos estão atrás de audiência e falam das equipes que têm maior torcida", poderia até justificar um maior espaço jornalístico dedicado aos mesmos, mas jamais as deturpações das informações. Como exposto num blog do próprio Globo (http://moglobo.globo.com/blogs/blog.asp?blg=inteligenciaempresarial&cod_...)cont

      • Em 11/11/2011, Igor Pavlov escreveu:

        continuação Não é à toa que os veículos da Org. Globo e outros do Rio são conhecidos como "flapress". Da mesma forma, não criticamos os erros de arbitragem que estão gritantes nesse campeonato. O importante é que nosso time ganhe, seja lá como for! Mesmo que seja com a ajuda do juiz. E, mais uma vez, o flamengo tem sido o mais beneficiado com tais "erros". Antes que me crucifiquem por isso, vejam o site placarreal.com.br. Enfim, mesmo que consigamos uma Lei dos Meios, acho que, infelizmente, essa situação não muda. Por causa das paixões, da subjetividade e dos grandes interesses envolvidos entre CBF, Clubes e veículos de comunicação, principalmente Globo que detém os direitos de transmissão dos jogos. E quem disser que futebol e política não se misturam, basta lembrar de Eurico Miranda, Ricardo Teixeira, Patrícia "Cerra" Amorim...

      • Em 12/11/2011, MARCELLO CANTIZANO escreveu:

        Só os incautos e incultos que dão credibilidades aos veículos de comunicação dos Marinhos. As organizações Globo são um câncer na formação intelectual, crítica e política do povo brasileiro. Manipulação, sabotagem de informação e parcialidade são os métodos utilizados por eles. Quem esquece de um dos maiores golpes que a Globo cometeu no país com a edição do debate entre Lula e Collor no 2º turno em 1989?!? Quem pode esquecer do apoio irrestrito da família Marinho ao regime militar que durante 24 anos torturou e matou seus opositores na ditadura...e o boicote ao Movimento Diretas Já! Por isso apoio o controle social dos meios de comunicação, que eles distorcem ser cerceamento da liberdade de imprensa, QUE NÃO É! Vários países, dito evoluídos, controlam o conteúdo que é veiculado para a sociedade. Quem sabe assim ao invés de mais novelas e programas inúteis, teríamos mais programas de conteúdo cultural, educacional. político. Telecurso começando as 05h45 é para ninguém estudar não é??

      • Em 07/12/2011, Ary A. Barreto escreveu:

        Concordo em gênero, número e grau. Nada a acrescentar.

      • Em 17/12/2011, Alexandre Rossetti Behring escreveu:

        Colocação perfeita. Detesto futebol, mas amo automobilismo e as posturas não são diferentes. Como não conseguiramoutro Aírton Senna, arrasam o Rubinho e o Massa. Chega a ser nojento.

      • Em 17/12/2011, Ronaldo Chagas escreveu:

        Eliakim,parabéns pelo texto!Excelente!Sou torcedor do Vasco Da Gama,nada tenho contra o Flamengo,mas penso que o verdadeiro jornalismo deve ser feito,em qualquer editoria,de forma imparcial,independente e sem omitir e distorcer a verdade dos fatos.A atual situação das Organizações Globo lembra um clássico ensinamento:cada um colhe o que planta.No caso do jornal,agora nem pode mais ostentar,como no passado,o título de "O Maior Jornal Do País".Olhe,sou funcionário dos Correios desde 3/6/2002 e vários colegas de trabalho,desde então,sempre comentam comigo acerca das inúmeras cartas de pedidos de cancelamentos de assinaturas do jornal.O respeito ao leitor,ao ouvinte, ao telespectador é tudo;infelizmente,os irmãos Marinho não pensam assim...ABRAÇOS!!!!

      • Em 23/02/2012, FLAVIO NEGREIROS escreveu:

        A GLOBO ESTRAPOLA NA TORCIDA PELO FLAMENGO. MAIS ELES VÃO TER QUE SE CONTENTA QUE O VASCO É O MELHOR DO QUE O FLAMENGO. CHORA MULAMBADA !!

    • Deixe seu comentário

      Digite seu nome

      E-mail para contato

      Escreva seu comentário  Máx. 1000 caracteres

      Enviar agora

      Comente com responsabilidade

      Respeitamos sua opinião e teremos o maior prazer em publicá-la neste espaço.

      Lembre-se:

      Mensagens de cunho ofensivo ou politicamente incorretas não serão publicadas.